Aprender Criança 2018
22 a 25 de agosto de 2018
Centro de Eventos Ribeirão Shopping e Hotel Tryp - Ribeirão Preto (SP)

Programação oficial

Palestras Aprender Criança

Tema Autor(es)  
Principles from Mind, Brain, and Education that should guide teacher choice of classroom technology Tracey Noel Tokuhama-Espinosa
The dark and the light side of the virtual world Vincenzo Guidetti, Umberto Nanni, Noemi Faedda, Giulia Natalucci e Marco A. Arruda.
O cérebro infantil na Era Digital Mauro Muszkat
TDAH e Games, evidências científicas para o bem e para o mal Clay Brites
Uso de games e aplicativos em reabilitação neuropsicológica Thiago Rivero
Impacto dos games e da mídia no desenvolvimento socioemocional Larissa Zeggio
Games, mídias e funções executivas - prós e contras Mônica C. Miranda
A Useful Lesson from Mario - Gaming and the Brain Tracey Noel Tokuhama-Espinosa
Gamificação, uma preciosa ferramenta para a prática pedagógica Sandra Torresi
Cinco tons de cinza. O que o treino de funções executivas tem a fazer pelas nossas crianças e adolescentes Neander Abreu
O desenvolvimento da flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e controle inibitório através de videogames Sandra Torresi
Diga-me com quem andas e te direi quem és. Saúde mental, funções executivas e resiliência, uma análise de rede social Marco Antônio Arruda
Hikikomori Syndrome, jailed in the digital world Benedetta Bellini e Vincenzo Guidetti
Critical Thinking and the Use of Internet Tools. When a search serves research and when a search promotes neuromyths Tracey Noel Tokuhama-Espinosa
Prós e contras do mundo digital para crianças com TDAH Iuri Victor Capelatto
Prós e contras do mundo digital para crianças com Dislexia Ricardo Franco de Lima
Toc Toc... tem gente Mauro de Almeida
Uso de recursos tecnológicos na inclusão de crianças com deficiência motora, visual, auditiva e intelectual Manoel Osmar Seabra Júnior
Impacto dos games e mídias no desenvolvimento da linguagem Simone Aparecida Capellini
Professor, qual é o seu valor João Marcello de Araújo Costa Lopes de Almeida
Papel da tecnologia na avaliação e intervenção em alfabetização Alessandra Gotuzo Seabra
Papel da tecnologia na avaliação e intervenção em Dislexia Simone Aparecida Capellini
Papel da tecnologia na avaliação e intervenção neuropsicológica Rochele Paz Fonseca
Papel da tecnologia na avaliação e intervenção em funções executivas Marco Antônio Arruda
Mindfulness, uma nova ferramenta para melhorar a atenção e regulação emocional de nossas crianças e adolescentes Daniela Degani
A importância do ensino da Filosofia para a construção do pensamento crítico da criança Marcelo de Mello Torquato
Como a Filosofia pode auxiliar as crianças no desenvolvimento do pensamento Marcelo de Mello Torquato
Novos tempos, novas crianças o impacto da Era Digital na saúde Camila Flaksberg Chevis

 

Cursos Pré-Congresso
Local: Hotel Tryp - Av. Dr. José Cesário Monteiro da Silva, 150 - Nova Aliança
22 de Agosto de 2018,  quarta-feira (Manhã)
Intervalo: 10:00 - 10:20
Horário Tema Local Vagas Palestrante
08:00 - 12:00 Avaliando e reabilitando as funções executivas com a nova versão do Método Glia Hotel Tryp
Sala Campo de Marte
50 Marco Antônio Arruda
08:00 - 12:00 Curso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para pais: Entendendo o autismo de meu filho: o que tem além daquilo que eu vejo Hotel Tryp
Sala 14 Bis
100 Maria Elisa Granchi Fonseca
22 de Agosto de 2018,  quarta-feira (Tarde)
Intervalo : 16:00 - 16:20
14:00 - 18:00 Avaliando e reabilitando as funções executivas com a nova versão do Método Glia Hotel Tryp
Sala Campo de Marte
50 Marco Antônio Arruda
14:00 - 18:00 Curso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para professores: Sugestões para a prática inclusiva de alunos autistas: estratégias, rotinas  e sistemas visuais de trabalho em sala de aula e AEE Hotel Tryp
Sala 14 Bis
100 Maria Elisa Granchi Fonseca
23 de Agosto de 2018,  quinta-feira (Manhã)
Intervalo: 10:00 - 10:20
Horário Tema Local Vagas Palestrante
08:00 - 12:00 Aprendizagem baseada em Jogos Digitais: técnicas inovadoras para revolucionar o ensino formal e os treinamentos centrados no aprendiz Hotel Tryp
Sala Campo de Marte
50 Tiago José Benedito Eugênio
08:00 - 12:00 Uso de games e aplicativos em reabilitação neuropsicológica: do raciocínio clinico ao planejamento da intervenção Hotel Tryp Sala Campo de Bagatelle 50 Thiago Strahler Rivero
08:00 - 18:00 Curso Integral Transtornos de Aprendizagem: dos sinais e sintomas às intervenções eficazes Hotel Tryp
Sala 14 Bis
100 Clay Brites e 
Rafael António Silva Pereira
23 de Agosto de 2018, quinta-feira (Tarde)
Intervalo : 16:00 - 16:20
Horário Tema Local Vagas Palestrante
14:00 - 18:00 Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais: técnicas inovadoras para revolucionar o ensino formal e os treinamentos centrados no aprendiz Hotel Tryp
Sala Campo de Marte
50 Tiago José Benedito Eugênio
14:00 - 18:00 Uso de games e aplicativos em reabilitação neuropsicológica: do raciocínio clinico ao planejamento da intervenção Hotel Tryp Sala Campo de Bagatelle 50 Thiago Strahler Rivero

 

Congresso
Local: Centro de Eventos do RibeirãoShopping - Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 - Jd California
24 de Agosto de 2018,  sexta-feira
Horário Tema Palestrante
07:00 - 08:00 Credenciamento  
08:00 - 08:30 Abertura
Só a Educação reconstrói um país
Marco Antônio Arruda e Mauro Lopes de Almeida
08:30  - 09:00 Principles from Mind, Brain, and Education that should guide teacher choice of classroom technology
Princípios de Neurociências da Educação que devem guiar o professor na escolha de tecnologia para a sala de aula.
*Haverá tradução simultânea
Tracey Noel Tokuhama-Espinosa
09:10  - 09:50 The dark and the light side of the virtual world
O lado escuro e claro do mundo virtual
*Haverá tradução simultânea
Vincenzo Guidetti
10:00  - 10:30 O cérebro infantil na Era Digital Mauro Muszkat
10:30  - 11:00 Intervalo  
11:00  - 11:30 TDAH e Games: evidências científicas para o bem e para o mal Clay Brites
11:40  - 12:00 Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais: técnicas inovadoras para revolucionar o ensino formal Tiago José Benedito Eugênio
12:10  - 12:30 Uso de games e aplicativos em reabilitação neuropsicológica Thiago Strahler Rivero
12:40  - 13:00 Impacto dos games e da mídia no desenvolvimento socioemocional Larissa Zeggio Perez Figueredo
13:00  - 14:00 Apresentação Dica de Mestre  
14:00  - 14:20 Games, mídias e funções executivas: prós e contras Monica Carolina Miranda 
14:30  - 14:50 A useful lesson from Mario Bros: gaming and the brain
Uma lição útil do Mario Bros: jogos e o cérebro
Tracey Noel Tokuhama-Espinosa
15:00  - 15:20 Gamificação: uma preciosa ferramenta para a prática pedagógica
Sandra Patricia Torresi
15:30  - 15:50 Cinco tons de cinza: o que o treino de funções executivas tem a fazer pelas nossas crianças e adolescentes? José Neander Silva Abreu
16:00  - 16:30 Intervalo  
16:30  - 16:50 O desenvolvimento da flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e controle inibitório através de videogames
Sandra Patricia Torresi
17:00  - 17:20 "Diga -me com quem andas e te direi quem és": saúde mental, funções executivas e resiliência, uma análise de rede social Marco Antônio Arruda
17:30  - 17:50 Hikikomori Syndrome: jailed in the digital world
Síndrome de Hikikomori: encarcerado no mundo digital
Vincenzo Guidetti
18:00  - 18:30 Critical Thinking and the Use of Internet Tools: When a search serves research and when a search promotes neuromyths
Tracey Noel Tokuhama-Espinosa
18:30  - 19:00 Discussão  
     
25 de Agosto de 2018,  sábado
Horário Tema Palestrante
08:00  - 13:00 Sessão MANHÃ
Tema:
Prós e contras do mundo digital para crianças com transtornos do desenvolvimento e aprendizado
Coordenador:
Mauro Lopes de Almeida
 
08:00  - 08:20 Transtorno do Espectro Autista Maria Elisa Granchi Fonseca
08:30 - 08:50 Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade Iuri Victor Capelatto
09:00 - 09:20 Dislexia Ricardo Franco de Lima
09:30 - 10:00 Toc Toc... tem gente? Mauro Lopes de Almeida
10:00 - 10:30 Intervalo  
10:30 - 10:50 Uso de recursos tecnológicos na inclusão de crianças com deficiência motora, visual, auditiva e intelectual Manoel Osmar Seabra Júnior
11:00 - 11:20 Impacto dos games e mídias no desenvolvimento da linguagem Simone Aparecida Capellini
11:30 - 11:50 Novos tempos, novas crianças: o impacto da Era Digital na saúde infantil Camila Flaksberg Chevis
12:00 - 12:20 Currículo S.T.E.A.M. (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática): em busca de uma aprendizagem criativa, disruptiva e emancipadora Tiago José Benedito Eugênio
12:30 - 13:00 Professor: qual é o seu valor? João Marcello de Araújo Costa Lopes de Almeida
13:00 - 14:00 Apresentação Dica de Mestre  
14:00  - 18:00 Sessão TARDE
Tema: Papel da tecnologia na avaliação e intervenção em alfabetização, funções executivas e transtornos de aprendizagem
Coordenador: João Espir Filho
 
14:00 - 14:20 Alfabetização Alessandra Gotuzo Seabra
14:30 - 14:50 Dislexia Simone Capellini 
15:00 - 15:20 Avaliação Neuropsicológica Rochele Paz Fonseca
15:30 - 15:50 Funções Executivas Marco Antônio Arruda
16:00 - 16:30 Intervalo  
16:30 - 16:50 Mindfulness, uma nova ferramenta para melhorar a atenção e regulação emocional de nossas crianças e adolescentes Daniela Degani
17:00 - 17:20 A importância do ensino da Filosofia para a construção do pensamento crítico da criança Marcelo de Mello Torquato
17:30 - 18:00 Discussão  
18:00 - 19:00 Premiação Dica de Mestre
Encerramento
 
Programação científica sujeita a alteração sem aviso prévio.
Certificado
Patrocinador
Método Glia
Colaborador
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Expositor
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Idea Jogos Pedagógicos
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