Aprender Criança 2018
22 a 25 de agosto de 2018
Centro de Eventos do Ribeirão Shopping - Ribeirão Preto (SP)

Sobre a Comunidade e os Congressos Aprender Criança

Após o advento da Neurociência Cognitiva no final da década de 70 e a avalanche de novos conhecimentos sobre como o cérebro infantil se desenvolve e aprende a partir da década de 90, tornava-se clara a necessidade emergente de maior interação e transmissão de conhecimentos aplicados entre as Neurociências, a Psicologia e a Educação. Assim, no início desse século 21 foi criada a International Mind, Brain, and Education Society (www.imbes.org) por cientistas da Harvard, do Massachussets Institute of Technology e outras renomadas instituições educacionais americanas e europeias, com o objetivo de transformar os mais recentes conhecimentos sobre o desenvolvimento e funcionamento cerebral em práticas pedagógicas de vanguarda. Iniciava-se a pavimentação de um caminho que desde então tem nos permitido chegar, com a segurança das evidências científicas, a lugares antes completamente desconhecidos.
A COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA foi criada em 2006 introduzindo a NEUROCIÊNCIA DA EDUCAÇÃO em nosso país.




Hoje com mais de 5.000 membros representando todos os estados brasileiros a COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA (www.aprendercrianca.com.br) é uma organização acadêmica, virtual e gratuita com a missão de desenvolver a interface entre as Neurociências e a Educação.
Contando com profissionais das áreas da Saúde e Educação, a COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA disponibiliza gratuitamente através do seu portal, farto material nas áreas de desenvolvimento, saúde mental, Neuropsicologia e Neuropsiquiatria da infância e adolescência (vídeos, livros virtuais, aulas e artigos). Periodicamente os membros recebem um boletim chamado Notícias do Cérebro, com novos materiais e notícias em Neurociência da Educação.




Entre as contribuições mais importantes da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA destaca-se o Projeto Atenção Brasil, um amplo e inédito estudo populacional iniciado em 2009, realizado com uma amostra final de 5.961 crianças e adolescentes de 87 cidades e 18 estados brasileiros, cobrindo as cinco regiões nacionais. Com a participação voluntária de mais de mil membros da COMUNIDADE, após planejamento amostral cuidadoso, foram selecionados 124 professores que representavam adequadamente a distribuição demográfica da população infantil Brasileira. Esses professores foram treinados via internet em como selecionar a amostra e aplicar os questionários aos pais e professores.


A fase inicial do projeto resultou em mais de três dezenas de artigos científicos publicados em revistas indexadas, além de prêmios em congressos nacionais e internacionais. No entanto, há que se destacar o fruto mais importante desse estudo, a "Cartilha do Educador: educando com a ajuda das Neurociências" de download gratuito no site da COMUNIDADE. O Projeto Atenção Brasil revelou um verdadeiro retrato da infância e adolescência Brasileira identificando, com instrumentos validados cientificamente, fatores de risco e proteção em saúde mental e desempenho escolar. A partir desses resultados na cartilha encontram-se relacionadas diretrizes para políticas públicas em saúde mental infantil em nosso país, além de recomendações práticas para pais e professores em como educar nos dias de hoje. A cartilha foi lançada como domínio público e conta com mais de 60 mil downloads.

Outra grande contribuição da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA foi a "Cartilha da Inclusão Escolar: incluindo com base em evidências científicas". A partir do congresso Aprender Criança de 2012 esse trabalho de muitas mentes foi organizado, apresentado em formato de proposta e votado pelos membros da COMUNIDADE, resultando na cartilha que reúne recomendações de suporte escolar para crianças com deficiências (intelectual, visual, auditiva e motora) e necessidades educacionais especiais (Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Talentosos e Superdotados), assim como apresenta um projeto de Inclusão Escolar a ser aplicado pelas escolas brasileiras levando em conta toda sua diversidade.




A trajetória e paradigmas da COMUNIDADE podem ser compreendidos através dos logos e lemas dos seus congressos bianuais, atualmente em sua sétima edição.

Aprender Criança 2006
Aprender Criança 2008
Aprender Criança 2010
Aprender Criança 2012
Aprender Criança 2014
Aprender Criança 2016

 

 

Esse esforço cuidadoso de tradução das descobertas nos laboratórios de pesquisa para a Escola e o Educador é o desafio da COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA e o nosso compromisso com você.
Nós não podemos perder a oportunidade que o momento histórico apresenta, aprimorar o ensino e as escolas guiando os Educadores através de um caminho hoje bem pavimentado pela Ciência.
Esperamos que a COMUNIDADE APRENDER CRIANÇA cumpra sua valiosa missão colaborando para a chegada de um tempo em que todo estudante, em sua diversidade de habilidades e dificuldades, seja contemplado com a vanguarda do conhecimento sobre o cérebro, pois só assim "nenhuma criança ficará para trás"!

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